segunda-feira, 12 de setembro de 2011
CURANDO CEGOS
Curando Cegos
LIVRO: LUCAS [18]
35 Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.
36 Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
37 Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando.
38 Então ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39 E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
40 Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.
LIVRO: LUCAS [19]
1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Nos textos apresentados notamos que Jesus cura dois cegos; um de sua cegueira física e outro de sua cegueira espiritual. O primeiro clama a Jesus por misericórdia, e o Filho de Deus restitui-lhe a visão porque pressentiu a fé que acompanhava aquele pedido. Mas depois diz o texto diz que Jesus ia passando, a sua intenção não era ficar na cidade, mas ficou porque tinha conhecimento da cegueira espiritual daquela outra criatura que necessitava ser transformado (Jesus tem passado, também muitas vezes pela nossa vida e nem percebemos a sua presença). Zaqueu, porém havia sido tocado pelo Espírito e nascera-lhe uma vontade incontida de ver a Jesus, e demonstra a sua vontade trepando em uma árvore, por ser de pequena estatura (não só física, porém, também, espiritual, pois se era rico isso acontecia porque defraudava aos seus concidadãos). Jesus em uma demonstração de humildade olha para cima e diz a Zaqueu que ficará em sua casa (significando, isso, "entrar em seu coração"
Apressando-se Zaqueu desceu da árvore e recebeu-o com alegria. Para testemunhar a sua transformação de vida declara que daria aos pobres metade de seus bens e devolveria quadruplicado a todos os que havia defraudado.
Aquele homem que vivia dissolutamente, agora tem uma nova perspectiva de vida pois Jesus declara ter chegado a salvação à sua casa , pois ele passava a ser, de simples criatura, um filho da promessa feita a Abraão de que através dele seriam benditas todas as famílias da terra. Essa Palavra chegou a nós pela misericórdia de Deus, e o Seu Santo Espirito está sempre nos confrontando com ela para que cheguemos ao conhecimento da verdade e por ela sejamos salvos: "Na verdade na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou têm a vida eterna" (João 5:24)
A oportunidade está aberta para todos nós, quantos a desejam enxergar?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário