Páginas

Seguidores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Amor a Deus e ao Próximo

AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO


LIVRO: MATEUS [22]
33 E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina.
34 Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos;
35 e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou- o, dizendo:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

LIVRO: I JOÃO [4]
10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
14 E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.
17 Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.
18 No amor não há medo, antes, o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.
19 Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.
21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.


Vivemos em uma comunidade onde temos o dever de desenvolvermos essa qualidade maravilhosa que nasceu no coração de Deus: o Sentimento de amor, de compaixão para com os nossos semelhantes. O Apóstolo Paulo, no capítulo 13 de sua I Carta aos Coríntios faz uma apologia ao amor, como sendo a supremacia dos valores humanos, que deverão ser despertados em nós; e João, em sua primeira Epístola, nos dá esse ensino, que deveremos amar ao nosso próximo antes de que possamos voltarmos os nossos pensamentos a Deus, pois se não estivermos em uma comunhão verdadeira, amando nossos irmãos em Cristo, como poderemos dizer que amamos a Deus? Todos esses ensinos foram gravados na mente dos discípulos pela convivência que tiveram com o maior Mestre de todos os tempos, indo mais além do que a compreensão humana, deixando-nos a obrigação de amarmos até aqueles que consideramos nossos inimigos e eventualmente nos causaram males.
Este local onde vivemos (Conjunto Residencial Samuel Gompers, São Bernardo do Campo SP) , completou mais de trinta anos de sua inauguração; para cá vieram pessoas de vários pontos de São Paulo, que imbuídos de seus sonhos de possuírem uma casa própria, deixaram seus lugares de origem para assentarem raízes aqui. Muitas foram as dificuldades enfrentadas, porém puderam tanto assegurar um melhor padrão de vida para os filhos, como, também, evoluírem em todos os aspectos, podendo hoje, contemplarem o passado e perceberem que alcançaram os seus objetivos, qual seja o de firmarem compromissos para a manutenção do grupo familiar que, expandindo-se, deram origem às novas gerações, que no presente fazem transbordar os seus corações de alegrias.
Muitos que para cá vieram, depois de prestarem as suas contribuições para a consolidação desse agrupamento humano, foram chamados para o Senhor, deixando um vazio que não poderá ser preenchido, mas permaneceram as suas atitudes de amor aos familiares que sempre será uma dádiva preciosa que aliviará a saudade plantada nos corações.
Mas aqui estamos, ainda, muitos de nós, dando continuidade a uma missão de convivermos de acordo com os ensinos cristãos de amor e solidariedade para com os nossos semelhantes e, por tudo que o mundo, o nosso país, a nossa cidade, e aqueles que estão próximos de nós, nesta comunidade, estão passando, deveremos estar unidos para alcançarmos objetivos que sejam bons para todos nós. É isso que Deus espera de nós, é isso que esperamos uns dos outros, para que continuemos caminhando para o futuro, onde nos aguarda o prêmio que nos foi preparado desde a fundação do mundo, por um Deus grandioso que doou a vida de seu próprio filho para que através do seu sangue pudéssemos gozar da salvação e da vida eterna junto ao Pai. Entrelacemos as nossas mãos para a consolidação de nossos ideais mais elevados, e proclamemos essa mensagem de salvação e de vida eterna através de Jesus!

Nenhum comentário: