Páginas

Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma Parábola de Jesus

U M A P A R Á B O L A D E J E S U S

Muitas vezes deparamo-nos com injustiças sociais e nos perguntamos: "Porque uns têm tanto e outros não tem nada, faltando-lhes até o essencial para a sobrevivência?" No entanto podemos encontrar claramente a resposta na Palavra de Deus!
Antes porem tratemos de entender o complexo mundo da economia para que possamos julgar a questão com bastante propriedade. Alguém já disse que se a riqueza do mundo fosse distribuída, eqüitativamente para todos os habitantes, cada um receberia uma importância tão ínfima que não daria para fazer nada, e, em pouquíssimo tempo, os menos capazes passariam o que lhes coubesse para as mãos dos mais capazes voltando a haver a concentração da riqueza. Quando existe concentração de riqueza organiza-se a produção e cria-se emprego para proporcionar a todos, indistintamente, a oportunidade de trabalho para que mantenha-se e à sua família, com dignidade.
Essa foi a lição ensinada por Jesus ao contar a parábola dos talentos (Mateus 25:14-30), falando sobre a distribuição dos talentos, versículo 15, :
"a cada um segundo a sua capacidade". Compreendemos através dessa parábola que se Deus colocou os bens nas mãos dos mais capazes é porque esses são os que tem condições de organizar e utilizar a riqueza de tal maneira, que não venha a faltar o pão para ninguém. Se Deus colocou a riqueza em mãos apropriadas, também deu a essas pessoas a responsabilidade de bem usarem os recursos, em benefício de seus semelhantes. Não usando exclusivamente para regalos próprios e sim visando o benefício de um maior número de pessoas; esses, a quem o Pai privilegiou, estarão cumprindo uma missão determinada pelo Criador.
Outra responsabilidades daqueles que possuem bens será contribuir para que a Palavra de Deus seja conhecida pelo maior número de pessoas possível para que a entendam e possam usufruir das promessas de Salvação e de vida eterna. Quando cada um procura levar aos seus semelhantes o conhecimento da verdade estarão ampliando a capacidade de alcance. Da mesma maneira que as riquezas a Palavra de Deus também tem sido levada a uns e faltado a outros, justamente porque Deus capacitou alguns dando-lhes, em contrapartida, a responsabilidade de transmiti-la aos que lhes forem próximos. Se você tem tido a oportunidade de ouvir, transmita, também, pois "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram, e como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: quão formosos são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaias diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus. (Romanos 10:13-17).

Nenhum comentário: